quinta-feira, 30 de setembro de 2010

É meu amigo, só resta a verdade...

Engraçado como as coisas são. Ainda hoje eu tava me perguntando com que tipo de situações vou acabar me deparando daqui a algum tempo, quando finalmente for exercer a nobre profissão que meu curso de letras me proporciona, e o engraçado nessa estória toda é que já estou com quase nove meses completos de curso e foi a primeira vez que esse assunto - que devo admitir, me causa arrepios - passou, de verdade(!), pela minha cabeça. Foi a primeira vez que fiz uma reflexão realmente profunda sobre o tema, que medi os prós e os contras de uma profissão que outrora gozava de um prestígio a muito arrefecido e que apesar disso, continua tendo a mesma, ou maior até, importância de outros tempos. Isso me deixou realmente inquieto, pois as conclusões a que acabei chegando são no mínimo "chatas".

A situação dos professores no quadro educacional do Brasil enquanto profissionais é extremamente desanimadora. Além das péssimas condições de trabalho - em se tratando da realidade pública, o foco deste texto -, o desinteresse dos discentes, a evasão escolar causada por esse desinteresse e os salários ridículos, o professor sofre com fatores como stress e em casos extremos, porém não incomuns, com a violência. Diante de uma realidade tão dura como mantener em si, sendo um profissional da educação, os valores morais e éticos, os ideais de uma educação baseada na formação de pensadores, e acima de tudo a esperança de contribuir para formação de um país mais digno e próspero? São questões pelas quais se vale a pena pensar, e no caso de professores que creem em uma mudança, lutar.

E quanto a mim? Eu acabei desistindo dessas idéias bobas e ilusórias, nada muda, ou quase nada, e essas eleições são uma das muitas provas de que o cenário deve permanecer o mesmo por um longo tempo. O único caminho viável pra uma vida digna como professor é aquele que leva às instituições particulares, ao dinheiro, mas, e quanto à satisfação pessoal? Você me perguntaria. Satisfação pessoal não põe comida na mesa, caro leitor, você pode discordar do meu caráter, mas é bom pensar bem antes de fazer isso em relação à minha lógica, principalmente se for um docente. Um grande Abraço.
Por Kaius, o Negão.

2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk se tu és negão eu sou a Nega do fugão Butano kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.... Adoro-te Bises

    ResponderExcluir
  2. Não, Lara, tu não entendeste, ele é negão pq tudo ele nega, então, tornou-se negão! rsrs.

    ResponderExcluir